O Aeroporto Internacional Pinto Martins busca o retorno gradativo de sua operação normal. Para este mês de julho está prevista uma média de 31 voos diários, 12 a mais do que a média do mês anterior, segundo a administradora Fraport-Brasil.
Apesar do crescimento, ainda está distante da malha que se tinha em julho do ano passado, quando se operavam aproximadamente 182 voos diários.
Exterior
Os voos internacionais continuam suspensos em virtude da pandemia pelo novo coronavírus. Algumas companhias, entretanto, já anunciaram o retorno para o mês de outubro, como é o caso da Air France, que pretende voltar com as três frequências semanais para França a partir de Fortaleza.
Já no dia primeiro de novembro a Air Europa retomará a linha de Fortaleza para Madri, na Espanha. Inicialmente, duas das três frequências semanais serão reativadas.
A Latam está fazendo no momento apenas voos domésticos com destino a Brasília e São Paulo, mas está operando rotas feitas a partir de São Paulo para Madri, Frankfurt, Londres e Miami.
A Gol, por sua vez, retoma os voos internacionais a partir de setembro sem previsão ainda para o Aeroporto de Fortaleza. Já os voos domésticos saindo da capital cearense devem acontecer em julho para os seguintes destinos: Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, Salvador e Teresina.
A Azul, que fazia voo direto de Fortaleza para Caiena, continua sem operar para o exterior. Já os voos domésticos, que eram 11 por dia, foram reduzidos a duas ou três operações diárias de Fortaleza para Campinas e Recife.
Por último, a TAP, está sem expectativa de retorno, só devendo retomar as operações de Fortaleza para Portugal quando as autoridades governamentais da União Europeia, o governo de Portugal e o governo brasileiro, que restringiram o acesso de estrangeiros, permitirem.