Morreu, nesta quarta-feira (24/05), aos 70 anos, o empresário Alexandre Negrão. O também ex-piloto se tratava de um câncer e veio a óbito na residência dele em Campinas, interior de São Paulo. O corpo será cremado ainda hoje em sua cidade natal.
Ele era proprietário da Aeris, fabricante de gás para turbinas de energia eólica do Ceará, e tem uma fazenda de confinamento de gado em Goiás. A causa do óbito não foi detalhada.
Negrão, como era conhecido, também foi fundador da Medley, um dos maiores laboratórios de medicamentos genéricos do país.
Como piloto, teve grande destaque na Stock Car, conquistando quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996,1997 e 1999, fazendo parte da maior categoria do automobilismo brasileiro por 20 anos, de 1983 a 2003, com 117 corridas, 21 vitórias, 59 pódios e 23 poles.
Além da Stock, Xandy passou por diversos campeonatos de endurance no Brasil e pelo mundo, com destaque ao Mundial de Endurance e Endurance Brasil mais recentemente.
A velocidade está no centro da família Negrão. Seu filho, Xandynho Negrão, ex-marido da atriz Marina Ruy Barbosa, também é piloto, com passagem pela Stock Car na década passada. Guto, irmão de Xandy, também correu pela principal categoria do automobilismo nacional, enquanto seu sobrinho, André, é um dos pilotos da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).