Como resultado do trabalho das Forças de Segurança do Ceará, tanto a capital quanto o estado apresentaram uma redução nos indicadores de roubo de celular nos primeiros cinco meses deste ano. Em Fortaleza, a diminuição foi de 27%, enquanto no Ceará toda a redução chegou a 24,8%. Esses dados foram coletados e compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
De janeiro a maio de 2025, foram registrados em Fortaleza 4.770 roubos de celulares, o que representa uma redução de 1.766 ocorrências em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 6.536 ocorrências. No total, o estado do Ceará teve uma diminuição de 2.203 crimes, passando de 8.895 registros em 2024 para 6.692 neste ano.
O objetivo do Programa Meu Celular, lançado pelo Governo do Ceará em abril de 2024, é conscientizar a população sobre a responsabilidade na aquisição de aparelhos telefônicos com restrição de roubo ou furto. Além disso, busca apreender celulares de pessoas físicas ou jurídicas que tenham sido obtidos por meio de crimes, contribuindo assim para a recuperação de aparelhos roubados, furtados ou perdidos.
“Quando nós implementamos esse programa eu já sabia que iria dar certo, mas o trabalho dos nossos policiais tem feito dar ainda mais certo. Tivemos nesse período de execução do programa Meu Celular uma redução de cerca de 30% de furto e roubo. Ou seja, O Meu Celular está desestimulando essa prática criminosa. Estaremos continuando os esforços e trabalhando pelo povo cearense. Acredito que seja mais do que justo para alguém que se esforça para comprar o seu celular conseguir ter de volta o seu aparelho”, destacou o governador Elmano de Freitas.