O esporte é um poderoso instrumento de inclusão capaz de reduzir desigualdades. Incentivar a integração de crianças e jovens valorizando a convivência e a formação cidadã é o principal objetivo das Areninhas, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado que consiste em requalificar campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social.
Até o momento a Capital dispõe de 50 equipamentos distribuídos em todas as regionais. A última, que é a do Alto Alegre e fica no bairro São Bento, será entregue hoje. Foram investidos R$ 1.192.540,80 nesta nova estrutura, que possui área total de 5.071,30 m².
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a Areninha vai muito além do esporte e do lazer. “Consolida-se como ferramenta de prevenção à violência que gera emprego e renda, além de urbanizar e modificar a realidade de comunidades mais vulneráveis”, ressalta. Segundo ele, a previsão é de que até o final do ano de 2020 Fortaleza tenha mais de 100 Areninhas.
Cada espaço contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para pessoas com deficiência. Parque infantil e academia ao ar livre também estão presentes nas novas Areninhas que estão sendo entregues.
Como participar?
Como parte da política municipal de valorização e incentivo à prática esportiva, em todas as Areninhas são implantados núcleos esportivos,do Projeto Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), com aulas gratuitas de futebol, e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos.
As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis. As aulas acontecem três vezes por semana e utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania.