Diante da baixa procura, a Prefeitura de Fortaleza decidiu ampliar a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças de seis meses a dois anos de idade. O objetivo da medida é evitar perdas significativas com o imunizante.
Conforme explica a secretária de saúde, Ana Estela Leite, a estratégia inicial era aplicar nos pequenos sem comorbidades as vacinas remanescentes, mas em virtude da falta de público e o prazo de utilização dos imunizantes ser de 12 horas após a diluição, muitas doses estavam se estragando. Então, optou-se na ampliação do público-alvo.
“A vacina contra a Covid-19 continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalizações”, afirma a gestora. O esquema de vacinação será em três doses: as duas primeiras no intervalo de quatro semanas e a terceira deve ser aplicada após, no mínimo, dois meses da segunda dose.
Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsáveis, com o cartão de vacinação, comprovante de endereço, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da menor: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte.
Também é necessário um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
Balanço
O Município recebeu 3.250 doses da vacina Pfizer Baby para aplicação da primeira dose. Ao todo, 200 doses foram aplicadas, sendo 39 doses em crianças com comorbidades e 161 doses do imunobiológico contemplaram crianças sem comorbidades. Foram perdidas, até o momento, 50 doses.