Em novo decreto publicado nesta terça-feira (05/05) pelo Governo do Estado foram estabelecidas medidas mais rigorosas no combate à proliferação do novo coronavírus. Dentre elas, destaca-se a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Ceará e o prolongamento do período de isolamento social, que agora vai até o dia 20 deste mês, com restrição de circulação de pessoas e veículos na Capital.
As regras de isolamento entram em vigor nesta sexta-feira (08/05) para que haja uma melhor adaptação da população. De acordo com o governador Camilo Santana, o momento não é de flexibilização. “Nós temos os números que comprovam que o nível de isolamento social reduziu muito, refletindo no aumento no número de casos e óbitos no Ceará, principalmente em Fortaleza. Mesmo com todo o esforço de abrir mais de mil novos leitos, o nosso sistema de saúde está chegando ao limite. O objetivo será sempre o de salvar vidas”, destacou.
O documento proíbe a circulação de pessoas em espaços públicos tais como praias, praças, calçadões, salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para atividades essenciais. Além disso, prevê um maior controle de veículos nas vias púbicas assim como na entrada e saída de Fortaleza.
Conforme determinado ainda no decreto, pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de Covid-19 devem permanecer em confinamento obrigatório em domicílio, em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pelas autoridades de saúde.
O descumprimento às referidas determinações sujeitará o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal, se necessário prevenir ou fazer cessar a infração.