Após os primeiros casos terem sido confirmados no Ceará, que já totalizaram nove, o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde e estabeleceu medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.
Dentre as ações, está a suspensão por 15 dias de eventos públicos com mais de 100 pessoas, além de atividades em equipamentos públicos, escolas, universidades e faculdades. A visitação em unidades prisionais ou de internação do sistema socioeducativo também foi proibida provisoriamente pelo mesmo período.
Ficou estabelecido ainda que os eventos esportivos somente poderão ocorrer com os portões fechados ao público.
Em relação aos profissionais de saúde, não será permitido tirar férias por 30 dias. Estão canceladas ainda as viagens a serviço, nacionais e internacionais, de servidores públicos estaduais.
Os servidores públicos estaduais com idade superior a 60 anos poderão trabalhar em suas próprias residências.
Como parte das medidas, o Governo do Estado encaminhou um ofício para Anac e Anvisa solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará. Foi criada ainda a rede de Teleatendimento em Saúde para atendimento da população.
Pacientes
Todos os nove pacientes que testaram positivo para o Covid-19 no Ceará voltaram de viagem ao exterior ou tiveram contato com quem havia acabado de regressar de viagens – em especial à Europa e Estados Unidos. O estado deles é estável.