O novo limite de velocidade nas avenidas Dom Manuel e Aguanambi passa a ser de 50 km/h, a partir das 21 horas desta quarta-feira (17/05). O objetivo do projeto, ainda em caráter educativo, é aumentar a segurança nas duas vias que, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), possuem altas taxas de acidentalidade e significativo volume veicular.
A intervenção faz parte de um conjunto de medidas que contempla a renovação de toda sinalização vertical e horizontal e o reforço da visibilidade nas áreas próximas aos semáforos. Estão previstos ainda prolongamento de calçadas, que promove uma circulação mais segura a quem anda a pé, e estágio exclusivo para pedestre nos cruzamentos semaforizados da Av. Dom Manuel com Av. Santos Dumont, Av. Dom Manuel com Rua Pinto Madeira e Rua Visconde do Rio Branco com Av. Aguanambi.
Redução de mortes
Exceder os limites de velocidade permitido é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o fator responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito. Por conta disso, a própria instituição recomenda que a velocidade máxima das vias urbanas seja de 50 km/h.
Fortaleza tem adotado essa recomendação em cerca de 50 vias e já obteve melhorias significativas em segurança viária. Em vias cuja velocidade foi readequada, o número de acidentes com mortes caiu 68,1%. “A Av. Leste-Oeste, primeira da Capital a operar com 50 km/h, registrava uma média de 11 óbitos por ano. Em 2022, não registrou nenhuma”, acrescenta o gestor.
As vias Dom Manoel e Aguanambi foram escolhidas em razão do índice de acidentes. Entre janeiro de 2019 e março de 2023, foram registradas 242 ocorrências com vítimas feridas, cinco fatais e 40 atropelamentos Será dado um período educativo de três meses até que os condutores se adaptem à mudança.